segunda-feira, 29 de abril de 2013

Filmes e Seriados do Superman (Super-Homem) e derivados




 12 de Julho de 2013 vai estreiar o filme "O Homem de Aço",o novo filme do Superman.Então vou fazer várias postagens sobre esse personagem.Essa vai ser sobre todas as adaptações do azulão ao cinema e a Tv.


Superman (1948)-Foi a primeira adaptação do personagem aos cinemas e com atores reais o interpretando.Kirk Alyn interpretava o Superman,mas nos créditos aparecia ele com o nome de Clark Kent.Noel Neill interpretava Lois Lane(na época foi chamada de Miriam Lane).Não era bem um filme,era um seriado com 15 episódios.As pessoas iam semanalmente ao cinema de manhã(as matinês) e via sempre um novo episódio do Superman detendo os planos da vilã Spider Lady.Pela falta de orçamento e pelas limitações dos efeitos especiais,o voo do Superman era feito em animação.Em 1950 fizeram a continuação do seriado,chamado de Atom Man vs. Superman. Lex Luthor era esse Atom Man.

Em 1951 lançaram o filme(filme mesmo ,de 1 hora de duração aproximandamente) chamado Superman and the Mole Men (Super-homem e os homens toupeira).George Reeves interpreta Clark Kent / Superman e Phyllis Coates é Lois Lane.Esse filme serviu como episódio piloto para um seriado de Tv Adventures of Superman,que durou de 1952 a 1958,quando o ator principal George Reeves morreu.O filme Hollywoodland, fala sobre esse assunto.

Por causa do enorme sucesso do seriado,mesmo após a morte de George Reeves,os produtores queriam continuar a série,focando em Jimmy Olsen,o melhor amigo so Superman,mas a idéia foi recusada.

Em 1978 lançaram Superman - O Filme. Foi nesse filme que "nos fez acreditar que o homem pode voar".Talvez a adaptação em live-action mais famosa do personagem. Christopher Reeve interpretou o Superman (o eterno Superman para muita gente)e Clark Kent.Margot Kidder é Lois Lane,Gene Hackman é Lex Luthor e Marlon Brando é Jor-El,o pai biológico do Superman.. Kirk Alyn e Noel Neill fazem uma ponta como os pais de Lois Lane. Alyn e Neil fizeram Superman e Lois Lane no seriado de 1948.A trilha sonora é incrível,todo mundo conhece a música do Superman,veio desse filme.A história do filme conta a origem do Superman e um plano do vilão Lex Luthor de destruir alguns estados americanos para poder usar o terreno.

Em 1980 lançaram Superman II - A Aventura Continua.Alguns dizem que é melhor que o primeiro.Foi dirigido por Richard Donner,diretor do primeiro filme e por Richard Lester( Donner foi demitido antes de terminar o filme).Nesse filme Clark abandona seus poderes de Superman para poder viver com Lois Lane,que descobriu sua identidade secreta.Enquanto isso Zod, Ursa e Noh,Kriptonianos que escaparam da Zona Fantasma chegam a terra,descobrem que tem poderes e se consideram deuses na terra.Algumas coisas no filme ficam meio sem explicação,mas o filme ainda é bom.

Em 1983 lançaram Superman III.O filme é ruim.Queriam fazer um filme "mais comédia" do Superman,então um dos vilões do filme foi o comediante ,que estava em alta na época, Richard Pryor.Ele roubou o filme para ele.O Superman é quase um coadjuvante para o filme,Margot Kidder e Gene Hackman que interpretaram Lois Lane e Lex Luthor nos filmes anteriores não quiseram participar do filme,tanto que a mocinha do filme foi Lana Lang,interpretada por Annette O'Toole (a mãe do Clark em Smallville).A história não fez sentido:Um cara desempregado faz curso de informática (dos anos 80) e se torna o maior mestre de computadores do mundo.Enquanto isso um pedaço de Kriptonita faz com que o Superman fique louco e saia pelo mundo trolando a humanidade(ele desentortou a Torre de Pisa,acabando com o negócio dos vendedores de souvenirs de Roma)

Em 1984 lançam o filme da Supergirl,que é ruim.Supergirl chega na terra para derrotar uma bruxa.

 Superman IV - Em Busca da Paz, foi lançado em 1987.Foi o ultimo filme do Superman estrelado por Christopher Reeve.O filme foi muito ruim,por causa dos fracos roteiros especiais,sonoros e de algumas atuações ruins.Foi escrito pelo próprio Christopher Reeve.O filme poderia ser bom,pois mostra o Superman ajudando soviéticos(a Guerra Fria estava pegando fogo na época),mostrando que o Superman não é só um herói americano,mas mundial.O vilão era Lex Luthor,que pegou DNA do Superman,colocou numa roupinha e pôs no carregamento onde estavam todas as bombas nucleares do mundo que o Superman juntou para joga-las todas no sol.Dessa explosão das bombas no sol,sai uma criatura leal ao Lex Luthor ( Homem-Nuclear) que tem poderes ao nível do Superman,mas tem uma fraqueza:A sombra.

Tá,pelo roteiro o filme seria ruim mesmo,mas outras coisas pioraram o filme,como por exemplo a Terra sendo destruida pelo  Homem-Nuclear e o Superman perdendo tempo "ajeitando" a bandeira americana,que ficou torta na lua.

De 1988 a 1992 foi exibido o seriado Superboy.O seriado surgiu para comemorar 50 anos do personagem Superman.Ironicamente o personagem Superboy (Superman agindo como Super-herói fantasiado quando adolescente) foi apagado dos quadrinhos nessa época,como se ele nunca existisse.

De 1993 a 1997 foi exibido pela ABC o seriado Lois e Clark: As novas aventuras do Superman Teri Hatcher como Lois Lane e Dean Cain como Clark Kent / Superman.Era uma comédia romantica de investigação.Muita gente não gosta,mas eu gostei muito.O foco não era o Superman,mas o relacionamento dele com a Lois(tanto que o nome dela aparece primeiro).Esse seriado passava em horário nobre na Globo,eu assistia quando criança.Quando falam em Superman e Lois,eu me lembro do Superman do Christopher Reeve e na Lois desse seriado.

De 2001 a 2011 o canal CW exibiu o seriado Smallville.O seriado foi acusado por muitos de estragar a história do Superman/Superboy.Eu gostei do seriado,mesmo só assistindo só as primeiras temporadas e alguns episódios bem comentados,como o que aparece a Sociedade da Justiça,o que aparece os Supergêmeos(oitavo episódio da nona temporada).Eu gostei das aparições do Arqueiro Verde,da formação de uma Liga da Justiça.O Clark ter uns 40 anos , formar uma Liga da Justiça e ainda não ser o Superman e as enrolações incomondam um pouco,mas assistindo alguns episódios separados valem a pena.


 Superman - O Retorno estreiou em 2006.O filme foi uma especie de continuação de Superman I e II(ignorando os outros filmes).O filme não agradou muito,porque parecia mais um filme homenagem do que um filme mesmo e a Lois era sem sal ("sal" é um eufemismo pra bunda).Tambem foi polêmico porque muitos acharam que o Superman foi endeusado demais nesse filme.Apesar de tudo,eu gosto do filme,mas acho que ele poderia ser melhor.Uma curiosidade:Nesse filme não aparece nenhuma bandeira americana.

Nos anos 90 queriam lançar um filme do Superman.Dirigido pelo Tim Burton (Edward mãos de Tesoura) e com Nicholas Cage como o protagonista (Eca!) e roteirizado pelo Kevin Smith(O Balconista).O roteiro teve varias mudanças,incluindo o Lex Luthor sendo um alienigéna,o Superman sendo mais sombrio.E para os efeitos de voo não ficarem tão toscos,só mostraria um borrão.E vários atores foram escalados para atuar no filme.Ainda bem que não foi lançado.Se chamaria Superman Lives


Próxima postagem eu falarei sobre os desenhos animados do Superman.












Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...