domingo, 6 de janeiro de 2013

Tirinhas meme e a democratização do humor na internet



As famigeradas "Tirinhas meme" ou Rage comics ,são muito polêmicas (tá bom,nem tanto assim).Tem gente que ache que as Tirinhas meme são a maior criação do homem.Tem gente que acha que elas são abomináveis.(Mais sobre a história das rage comics aqui em inglês)

Na minha opinião tirinhas meme foram uma revolução do humor na Internet.Eu sei disso porque há uns 3 ou 4 anos atrás eu tentei criar um blog de tirinhas,feitas no Paint.Eu pensava muito pr ana hora de desenhar ficar terrível.Tinha até meus proprios personagens e tudo.Mas ,eu não sabia desenhar(até hoje não sei) e como fazer as pessoas terem empatia pelos meus personagens.As vezes eu tinha uma idéia boa,super engraçada,mas eu tinha que cortar essa idéia,seria impossível pra eu desenhar.
Com o advento das tirinhas meme,todo mundo pode fazer sua tirinha.Existe uma "carinha" para cada reação e/ou situação,não precisa se esforçar para desenhar um rosto com determinada situação.Se você quer demonstrar alguem satisfeito,existe o "me gusta".Se quer mostrar alguem  que tá decepcionado tem o "Ok guy".E o ser "mal desenhado" faz parte da estética das tirinhas meme.As pessoas já tem empatia pelos "personagens" e até as piadas mais simples,o humor do cotidiano pode ser representado.Se eu criasse meus proprios personagens,difilmente conseguiria fazer uma tirinha explorando a graça de um pingo d'água gelado ir pra debaixo do seu braço enquanto vc lava louça,mas numa tirinha meme eu desenho um pingo com a "Troll face" e a pessoa com a cara de "FUUUUUUUUUUUUUUU" lavando a louça.E tudo mal desenhado,com personagens chamados "derp", "derpina" e o uso do "le eu".



As pessoas reclamam das tirinhas meme,bom,primeiro porque com gente demais fazendo isso,a maioria das tirinhas são ruins,ou no minimo "boas".Mas com a facilidade de fazê-las,só ser boa não adianta.Bom,eu acho exagero a "Moda meme",que saiu da internet e invadiu o mundo real.Isso já é demais.

Abaixo uma tirinha meme da música Bohemian Rhapsody.Pra ve-la completa(não coube aqui :( ) veja em em http://www.ahnegao.com.br/2011/05/bohemian-rhapsody-versao-memes.html

Meu sonho é criar uma Graphic Novel dos memes.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...