segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Preconceito latente

 
 "Não sou preconceituoso,mas [comentário overmasterpreconceituoso]"


É engraçado como as pessoas só revelam seu preconceito quando a falta dele as afeta.Na verdade não é engraçado,nunca vi ninguem rindo disso.

Um exemplo disso é o caso do concurso do Miss Bumbum.A candidata que representa a Bahia é uma transexual.Amanda Sampaio nasceu homem e hoje é mulher,inclusive no RG.As outras candidatas protestaram porque afirmam que homem não tem celulite.Nas entrevistas elas falam :"ele não pode participar porque ele é homem e esse concurso é pra mulher" .
Amanda Sampaio,candidata a Miss Bumbum

Bom,não estou aqui pra discutir se homens devem particpar de concurso pra eleger "a bunda mais bonita do Brasil" e nem pra discutir o valor cultural desse tipo de concurso.O fato é que provavelmente em outra situação elas nunca chamariam a transexual de "ele" ou de "esse homem",e nunca iriam expor o preconceito de forma tão agressiva.Eu colocaria aqui as entrevistas,mas não quero encher meu blog com videos de sites de fofoca.

Isso tambem acontece com o caso das cotas para negros em universidades federais.Todo mundo sempre gostou de dizer "temos que acabar com o preconceito" e "as pessoas negras precisam de mais espaço" .Quando surgiu as cotas para negros,as pessoas exporam seu preconceito:"não queremos cotistas aqui" .Gente que é toda "viva a diversidade de raças " se transformou em alguem "preto junto com a gente?!" quando viram que as chances de seus filhos entrarem em universidades públicas diminuiriam.Eu não sei se sou a favor de cotas,mas o debate surgido com isso é interessante.Antes os negros estavam lá quietinhos.Com o debate sobre isso,as coisas podem avançar (espero que para melhor).
O que você acha dessa tirinha?

 Outro exemplo disso são os idosos.A gente reclama dos maltratos contra idosos,se revolta com casos de violencia contra eles,mas quando a gente tá no banco e um monte de velhinho passa na nossa frente,a gente fica com ÓDIO deles. Sério,quando o caixa chama a senha um monte de vezes e o velhinho não aparece,aí chamam a minha senha e quando o caixa está no meio do atendimento o velhinho (ou velhinha) quer que o caixa pare de me atender para poder atede-lo eu tenho vontade de matar o idoso.


Bom,todo mundo tem preconceitos.Quem diz que não tem preconceitos é mentiroso (viu, eu tenho preconceito com quem diz que não tem preconceitos)O importante é que debates sobre tudo precisam ser realizados,desde objetivos rídiculos como cotas para nas universidades até objetivos mais nobres como participação de transexuais em concurso de miss bumbum.


Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...