quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Filmes Cult

 Filmes cult são filmes que tem grupos de fãs devotos(cultuadores) mas que não alcançam uma fama e/ou reconhecimento considerável.Os fãs se identificam com o filme por um senso do ridículo, ao invés de um mérito artístico. As características em um filme cult podem incluir uma trilha sonora obscura ou desconhecida, conceitos e ciências fictícios criados na história, ou personagens esquisitos.

Abaixo alguns filmes Cult que eu vou citar como exemplo:


Pulp Fiction(1994)-Um dos filmes cults mais cults de todos os tempos.Um filme que conta três histórias.Até hoje os fãs do filme ficam elaborando teorias:O que tinha na mala?O que aconteceu com o Jules Winsfeld foi milagre ou coincidência?Até a trilha sonora é underground.A maioria das músicas eram musicas que ninguém conhecia.A Música Misirlou é uma musica  grega e ficou tão famosa no filme que virou musica oficial dos surfistas,e o Black Eyed Peas regravou ela com o nome  " Pump It ".

Blade Runner-Esse é considerado,o melhor filme de ficção científica da história.Infelizmente eu não entendi ele.Foi lançado em 1982 ,e o diretor Ridley Scott foi obrigado a colocar uma narração no final do filme pra explicar a trama.Anos depois foi lançada uma nova versão,com cenas estendidas e outras cortadas e essa narração sumiu.

Good Burger-Foi muito mal nas bilheterias,mas ao longo dos anos e nas reprises na Televisão acabou se tornando cult,os poucos que assistem a esse filme,gostam e apreciam sempre.Esse filme passa direto na Sessão da Tarde.

Plano 9 do Espaço Sideral-Ficou famoso por ser O pior filme de todos os tempos.O Enredo era que alienígenas trazem os mortos de volta a vida (seguindo o famoso plano 9 que dá título ao filme), com a intenção de fazê-los dominar os vivos. Isso evitaria a destruição de todo o sistema solar por uma bomba chamada solobonite, que, segundo os extraterrestes o homem desenvolveria em um futuro próximo, ameaçando assim todos os planetas.o diretor Ed Wood só teve tempo e orçamento pra ressucitar 3 zum
bis e ainda, o ator Bela Lugosi morreu antes de completar as filmagens e cenas dele de outros filmes foram reaproveitadas.Ficou sem sentido.

Matrix-É incrível,ele passou quase despercebido pelos cinemas,e no DVD se tornou popular. Misturando filmes de ficção científica, animes , H.Q.s ,filosofia , religião , informática , literatura cyberpunk e etc conquistou um publico vidrado nessas coisas,e os efeitos conquistaram o publico geral.Aí decidiram fazer duas sequencias(elas não foram planejadas no inicio) que acabaram estragando a trilogia.não que Matrix Reloaded e Matrix Revolutions sejam filmes ruins,mas é que eles não foram filmes tão profundos e filosóficos quanto o primeiro e tiveram mais foco na ação e nos efeitos especiais.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do artigo. Quase ninguém menciona "Plano 9", em compensação, não penso que "Pulp Fiction" seja um cult no sentido real da palavra(ressuscitou o Travolta e fez sucesso).
Adorei o post anterior também! Ri muito.

Allan Lemos disse...

Desses só não gosto de Good Burguer, mas todos os outros são realmente muitos bons, principalmente Pulp Fiction

Allan Lemos disse...

Gosto muito de Pulp Ficion e Blade Runner, a parte da morte do Androide é maravilhosa

Wil disse...

Não gosto dos filmes do Tarantino.
Já Blade Runner, é clássico dos clássicos. Filmaço.
Abraço

Master Lee disse...

Só gosto do filme Matrix, afinal os outros não são da minha época(maioria)

http://limaocommandioca.blogspot.com/http://limaocommandioca.blogspot.com/

DVSS disse...

Achei muito redusido citar somente esses filmes. E Good Burguer? definitivamente não, e Blade Runner, talvez seja o segundo mais citado de todos os tempos mas sempre ficara atras de 2001: Uma Odisséia No Espaço. Blade Runner com certeza é cult, é clássico. Faltou muita coisa, Pulp Friction é bem contemporaneo, comparando ao auge dos cult, nos anos 60, 70 e 80. Onde está Pink Flamingos? Holocausto Canibal? e o MAIS CULT DE TODOS: ROCKY HORROR PICTURE SHOW.
Precisa se interrar mais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...