terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Miriam Makeba

Bom,esse ano é ano de Copa do Mundo.E o que eu mais gosto desses eventos esportivos,é que a gente aprende sobre a cultura de outro país,e esse ano vamos aprender muito sobre a África do Sul.Então eu vou postar sobre coisas Sul-Africanas.

Então vamos começar com Zenzile Miriam Makeba,conhecida como Miriam Makeba,ou "Mama África".Ela foi uma cantora Sul-africana famosa nos anos 70 ,cantando musícas típicas de lá.Ela tambem era uma ativista anti-apartheid.


Ela começou a fazer sucesso em seu país nos anos 50,mas ela ganhava pouco,ou até nada pra cantar,então ela decidiu ir até os EUA.Mas em 1968 ela se casou com um ativista político chamado Stokely Carmichael,que era lider do movimento dos panteras Negras nos Estados Unidos,então o casal teve que se mudar para a África novamente.

As Músicas dela eram uma mistura de Blues com ritmos tradicionais africanos.Uma música dela chamada Pata-Pata ficou tão famosa no Mundo,que fizeram uma versão brasileira dela chamada "Tá com pulga na Cueca".

Com o fim do apartheid e a revogação das respectivas leis, Miriam Makeba regressou finalmente à sua pátria em 1990, a pedido do presidente Nelson Mandela, que a recebeu pessoalmente à chegada. Na África do Sul, participou em dois filmes de sucesso sobre a época do apartheid e do levantamento de Soweto, ocorrido em 1976.


Agraciada em 2001 com a Medalha de Ouro da Paz Otto Hahn, outorgada pela Associação da Alemanha nas Nações Unidas "por relevantes serviços pela paz e pelo entendimento mundial", Miriam continuou a fazer shows em todo mundo e anunciou uma digressão de despedida, com dezoito meses de duração.


Em 9 de novembro de 2008, apresentou-se num concerto a favor de Roberto Saviano, em Castel Volturno (Itália). No palco, sofreu um ataque cardíaco e morreu no hospital na madrugada do dia 10 de novembro.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...