domingo, 24 de janeiro de 2010

Estrangeirismos que você PRECISA saber o significado


Muitos textos a gente lê e fica boiando por que não sabe o significado.Abaixo uma lista de palavras que eu precisei pesquisar para saber o significado.
  1. Kitsch é um termo de origem alemã (verkitschen) que é usado para categorizar objetos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia existente.É o oposto da arte;
  2. Spoiler (do inglês para aquele que estraga) define revelações de fatos importantes da trama de obras como filmes, televisão, livros e jogos, que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez.Então se em algum lugar dizer que contem spoilers,cuidado.
  3. Season finale é o último episódio de uma temporada de um programa de televisão. Isto é o último episódio a ser produzido durante alguns meses ou mais, e, como tal, tentará atrair telespectadores para continuar assistindo quando a série começa novamente.Series Finale é o ultimo episódio do programa.
  4. Cliffhanger é um recurso de roteiro utilizado em ficção, que se caracteriza pela exposição do personagem a uma situação limite, precária, tal como um dilema ou o confronto com uma revelação surpreendente. Geralmente, o cliffhanger é utilizado para prender a atenção da audiência e, em casos de séries ou seriados, fazê-la retornar ao filme, na expectativa de testemunhar a conclusão dos acontecimentos.Na maioria das vezes um Cliffhanger "To be continued," ou "The End?"
  5. Spin-off descreve uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado.Na mídia o termo é utilizado para indicar uma franquia criada a partir de uma outra, geralmente de grande sucesso, ou ainda, títulos da mesma franquia, mas com histórias ou até personagens diferentes, não tendo relação um com o outro.CSI Miami é um spin off de CSI por exemplo
  6. Crossover é uma técnica literária quando dois ou mais personagens, cenários ou acontecimentos são compartilhados por núcleos diversos.Um exemplo é no filme, A Liga extraordinária,diversos personagens da literatura britânica do seculo XIX se encontraram.Alien vs Predador é outro exemplo.
  7. Ghost-writer (em inglês: "Escritor-fantasma") é como se chama à pessoa que, tendo escrito uma obra ou texto, não recebe os créditos de autoria - ficando estes com aquele que o contrata ou compra o trabalho.Muitos famosos que não sabem escrever bem, contratam eles.Bruna Surfistinha usou um Ghost-writer para escrever seu livro;
  8. Fail- Fracasso em inglês.Ficou famosa na internet em blogs que mostra cenas em que a pessoa se deu mal ou passou por uma situação embaraçosa;
  9. Noob-é uma palavra inglesa para novato ou ainda, neófito. O termo é originado de "new boy" ("garoto novo"), gíria comum entre os militares norte-americanos designando um novato que acaba de chegar.Ficou popular na internet pra definir alguem que é leigo em determinados assuntos,como animes,jogos ,ou como funciona sites por exemplo.
  10. Et Cetera-Todo mundo conhece essa expressão que veio do Latim,mas todo mundo usa só a abreviação etc.Mas poucos sabem que para se referir às pessoas não devemos usar etc,mas et alii (abreviação et al., significa "e os outros").
  11. Sic é um termo da língua latina cuja tradução literal é "assim". A palavra Sic é usada freqüentemente em português para indicar é desta forma (Sic et simpliciter).Um exemplo que eu achei na Wikipédia foi:
    O ministro Antônio Rogério Magri afirmou ontem que Plano Collor é imexível [sic].
    Colocaram esse "sic" depois do "imexivel" para mostrar que o ministro afirmou mesmo com aquelas palavras,e que o texto não foi escrito errado
Bom espero que esta lista te ajude ,ou seja útil para alguem no futuro.good bye people

6 comentários:

L.A.G. disse...

Legal!

Tem uns aí que eu não sabia o significado ou não conhecia!

Esther Saldanha disse...

Bacana, eu não conhecia a maiora, não costumo usar gírias, mas é sempre bom saber.
Os brasileiros aderem ao estrangerismo e esquecem como nossa lingua é tão vasta, e tão interessante por si só ^^

Minerva disse...

hehe é verdade
tem muitas palavras que a gente não sabe o significado...

Janelas do Rosto disse...

Achei seu blog e seu último post bem interessante, o único termo daí q eu sabia o significado era o de SIC.

Mariana de Sousa disse...

adorei! é vicio de linguagem, mais ignorancia, mais estrangeirismo, mais.. tanta coisa!
mto bom

Unknown disse...

Muito bom seu blog, pois adoro curiosidades e claro com um toque de humor melhor ainda.
Voltarei outras tantas vezes agora que conheci o caminho.
Abraços

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...