domingo, 24 de janeiro de 2010

Estrangeirismos que você PRECISA saber o significado


Muitos textos a gente lê e fica boiando por que não sabe o significado.Abaixo uma lista de palavras que eu precisei pesquisar para saber o significado.
  1. Kitsch é um termo de origem alemã (verkitschen) que é usado para categorizar objetos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia existente.É o oposto da arte;
  2. Spoiler (do inglês para aquele que estraga) define revelações de fatos importantes da trama de obras como filmes, televisão, livros e jogos, que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez.Então se em algum lugar dizer que contem spoilers,cuidado.
  3. Season finale é o último episódio de uma temporada de um programa de televisão. Isto é o último episódio a ser produzido durante alguns meses ou mais, e, como tal, tentará atrair telespectadores para continuar assistindo quando a série começa novamente.Series Finale é o ultimo episódio do programa.
  4. Cliffhanger é um recurso de roteiro utilizado em ficção, que se caracteriza pela exposição do personagem a uma situação limite, precária, tal como um dilema ou o confronto com uma revelação surpreendente. Geralmente, o cliffhanger é utilizado para prender a atenção da audiência e, em casos de séries ou seriados, fazê-la retornar ao filme, na expectativa de testemunhar a conclusão dos acontecimentos.Na maioria das vezes um Cliffhanger "To be continued," ou "The End?"
  5. Spin-off descreve uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado.Na mídia o termo é utilizado para indicar uma franquia criada a partir de uma outra, geralmente de grande sucesso, ou ainda, títulos da mesma franquia, mas com histórias ou até personagens diferentes, não tendo relação um com o outro.CSI Miami é um spin off de CSI por exemplo
  6. Crossover é uma técnica literária quando dois ou mais personagens, cenários ou acontecimentos são compartilhados por núcleos diversos.Um exemplo é no filme, A Liga extraordinária,diversos personagens da literatura britânica do seculo XIX se encontraram.Alien vs Predador é outro exemplo.
  7. Ghost-writer (em inglês: "Escritor-fantasma") é como se chama à pessoa que, tendo escrito uma obra ou texto, não recebe os créditos de autoria - ficando estes com aquele que o contrata ou compra o trabalho.Muitos famosos que não sabem escrever bem, contratam eles.Bruna Surfistinha usou um Ghost-writer para escrever seu livro;
  8. Fail- Fracasso em inglês.Ficou famosa na internet em blogs que mostra cenas em que a pessoa se deu mal ou passou por uma situação embaraçosa;
  9. Noob-é uma palavra inglesa para novato ou ainda, neófito. O termo é originado de "new boy" ("garoto novo"), gíria comum entre os militares norte-americanos designando um novato que acaba de chegar.Ficou popular na internet pra definir alguem que é leigo em determinados assuntos,como animes,jogos ,ou como funciona sites por exemplo.
  10. Et Cetera-Todo mundo conhece essa expressão que veio do Latim,mas todo mundo usa só a abreviação etc.Mas poucos sabem que para se referir às pessoas não devemos usar etc,mas et alii (abreviação et al., significa "e os outros").
  11. Sic é um termo da língua latina cuja tradução literal é "assim". A palavra Sic é usada freqüentemente em português para indicar é desta forma (Sic et simpliciter).Um exemplo que eu achei na Wikipédia foi:
    O ministro Antônio Rogério Magri afirmou ontem que Plano Collor é imexível [sic].
    Colocaram esse "sic" depois do "imexivel" para mostrar que o ministro afirmou mesmo com aquelas palavras,e que o texto não foi escrito errado
Bom espero que esta lista te ajude ,ou seja útil para alguem no futuro.good bye people
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...