sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

20 curiosidades sobre ficção cientifica


  1. No filme 2001: Uma Odisseia no Espaço o computador HAL 9000 tem esse nome em homenagem a IBM.Não entendeu,a letra seguinte a H e I,a letra seguinte a A é B e a seguinte a L é M.
  2. 2001: Uma Odisseia no Espaço de 1968 foi o primeiro filme que teve efeitos especiais feitos de computador.Durou 5 anos para ser feito.Mas o filme Star Wars é que surpreendeu a todos em 1977.
  3. O filme Guerra dos Mundos teve duas versões.Uma em 1953 e outra em 2005.Na versão de 2005 os protagonistas de 1953 apareceram no final.
  4. Antes mesmo de 1953,o radialista Orson Wells leu o livro no qual esses dois filmes foram baseados numa rádio,fazendo de conta que uma invasão estava acontecendo de verdade.Ele foi processado por que houve muitos caos e suicidios.
  5. Todos os membros da família Tannen que aparecem na série de filmes de Volta para o futuro são intrepretados pelo mesmo ator, Thomas F. Willson.
  6. O ator Crispin Glover (George McFly)em de Volta para o Futuro, pai de Marty no filme, é mais novo que o ator que interpreta seu filho Marty McFly (Michael J. Fox)
  7. Cameron Crowe e Cameron Diaz fazem aparições relâmpago no filme Minority Report . Cameron, que dirigiu Cruise em Jerry Maguire e Vanilla Sky, é o cara que o reconhece no metrô, e Diaz é a Loira sentada atrás dele.
  8. Numas das cenas do filme Eu sou a lenda,quando Neville esta caçando,aparece um cartaz de um filme com o simbolo do Batman e do Superman juntos.Surgiram especulações se o cartaz do filme era verdadeiro
  9. A Ameaça-Fantasma é, na verdade, o primeiro episódio da saga Star Wars, com os fatos mostrados neste filme tendo ocorrido cerca de três décadas antes de Guerra nas Estrelas, que é o episódio 4.
  10. George Lucas apenas resolveu levar adiante a idéia da nova trilogia de Star Wars em 1994, quando considerou que a tecnologia de realização de filmes já havia se desenvolvido o bastante para poder fazer o filme exatamente como queria. Para se ter um idéia de o quanto a tecnologia foi importante neste filme: das mais de 2 mil tomadas, apenas 300 não tiveram algum retoque digital.
  11. Muitos não consideram Star Wars ficção científica,mas consideram um filme de fantasia e aventura.
  12. Carrie Anne-Moss de Matrix atuou em uma série de TV fracassada (estreou e foi retirada em 1993) chamada The Matrix
  13. Le Voyage dans la Lune, ( Viagem à Lua)de 1902 é o primeiro filme a tratar de seres alienígenas.Esse filme francês dura 14 minutos e foi feito mais de 60 anos de o homem ir a Lua.
  14. Dizem que Le Voyage dans la Lune foi o primeiro filme de ficção cientifica da história.
  15. O "teletransporte" apareceu pela primeira vez na série Jornada nas estrelas,de 1966.
  16. No primeiro filme da série O Exterminador do Futuro,Arnold Schwarzenegger só falou 17 frases,e ele não ia fazer o papel do robô,mas do salvador de Sarah connor.
  17. Planeta dos Macacos foi um dos primeiros filmes de ficção científica a ter uma continuação. O filme ajudou a pavimentar o caminho para Star Wars.
  18. No filme, o planeta dos macacos é a Terra, enquanto no livro La planète des singes. no qual o filme foi baseado, é apenas um planeta parecido.
  19. O final do filme Planeta dos Macacos, com a bomba explodindo o planeta inteiro, foi idéia do ator Charlton Heston, para evitar que houvesse continuações planejadas para a série, pois temia que o chamassem para reprisar o papel.Mesmo assim houve sequencias,mas com outro enredo que não precisava a participação do ator.
  20. O garoto Cary Guffey, que interpreta Barry Guiller no filme Contatos Imediatos de Terceiro Grau teve uma performance tão boa durante as filmagens que em todas as cenas em que participava eram necessárias apenas um ou dois takes até que ela ficasse do jeito que Spielberg queria. O garoto ficou conhecido ao longo das filmagens pelo apelido "One-Take Cary", sendo que Spielberg chegou a fazer uma camisa para ele com tais palavras escritas

11 comentários:

Cííí disse...

Queria assistir esse "Voyage", como seria o primeiro.

Agora CINCO anos para fazer efeitos especiais, pessoas antigamente sofriam!!

Troca links? Estou aberta à parcerias.
Beijocas!

Anônimo disse...

muito bom o blog e o texto engraçado o ator pediu pra ter uma explosão no planeta dos macacos pra não ter que ocntinuar hauhauhauha

valeu pela visita

Jon Moreira disse...

Muito interessante, muito legal o blog.

Suzy disse...

Muito bom. Blog sobre assuntos variados, bem informativo. Amei essa matéria sobre curiosidades de filmes de ficção-científica, eu que sou cinéfila.

Se possível, dá uma passadinha no meu:
http://ideiastuta.blogspot.com

Jim Anderson disse...

vi alguns filmes desses, todos sao bons

leandro disse...

Olá, Estou montando uma comunidade nova para divulgar o maior número
possivel de blogueiros no orkut, estou te convidando:
se tiver interesse divulgue seu blog lá também e Aumente Suas Visitas:

Blogosfera - Brasil - (Nova comunidade de blogueiros)
Divulgue seu blog lá!

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97889392

Karine smith disse...

Filmes de ficção não são o meu forte, só assisti a star wars depois que meu filho começou a se interessar por ele, e devoi confessar que os efeitos são impressionantes !

arash gitzcam disse...

Matrix é o mais show...

Pedro Sombra disse...

Gostei do post. Agora, verdade seja dita: 2001 - Uma Odisséia no Espaço foi um dos piores filmes que eu já assisti. Perde para O Iluminado. Único filme do Kubrick que realmente prestou foi Laranja Mecânica, e um mais ou menos foi De Olhos Bem Fechados, que é com o Tom Cruise.

Fellipe disse...

Ola tudo bem tipo eu vi seu blog em uma comunidade e resolvi visitar, tipo tenho uma dicad para o seu blo pq vc nao passa ele para um dominio profissional gratis tipo o google indexa mais rapido vc ganha mais visitas e mais blogs linkam vc, tipo si quiser eu tenho um tutorial passo a passo aqui para vc da uma olhada: http://www.artilhariadigital.com/2009/11/tutorial-configurando-um-dominio-cocc.html

Urbano disse...

Cara, só (quase) duas pequenas correções:4 houve algum rebuliço quando da narração de Orson Wells, mas já li que foram exageradas as coisas de suicídio. Parece que ninguém se matou não.
19: A Bomba só Explode no final do Segundo Planeta dos Macacos, mas a idéia de Charlton Heston era dele morrer no início do filme e não o planeta inteiro ir pro beleléu. Abração!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...