sábado, 31 de outubro de 2009

Eu li e gostei:Maus-A História de um sobrevivente

Eu tava vendo as postagens antigas do meu blog(as que eram conteúdo copiado)e vi que tinha uma sobre quadrinhos e nela falava sobre a revista Maus.Considerada por muitos a melhor história em quadrinhos já publicada.Bom eu pesquisei,baixei,li e gostei,e vou dar a minha opnião.


Maus: A Survivor's Tale, Conta a história de como o pai do proprio autor da história,Art Spiegelman,sobreviveu a segunda guerra mundial,e tambem de como Spiegelman escreveu essa história,e mostra a convivencia dificil entre pai e filho e de como as gerações seguintes sofreram com isso. Em 1992 Spiegelman ganhou um "Prêmio Especial Pulitzer": tal categoria foi proposta pois o comitê de premiação não se decidiu se categorizava Maus como uma obra de ficção ou biografia.

"Maus"quer dizer "Ratos" em alemão.Eu gostei muito dessa historia.Ela é cativante.Você fica realmente apreensivo lendo ela,mesmo sendo em preto e branco.Nessa história cada povo é retratado de um animal diferente.

* Ratos - Judeus:

* Porcos - Poloneses:

* Gatos - Alemães:

* Sapos - Franceses:

* Cachorros - americanos:

* Renas - Suíços:

* Ursos - Russos:

* Peixes - Britânicos:

Na história,os personagens não são animais,são pessoas,eles são apenas retratados como animais.


O que me chamou atenção nessa história,foi a meta-linguagem.No primeiro volume da obra(que é dividida em 2),ele fala que esta escrevendo uma história em quadrinho sobre as histórias do pai.No segundo volume da obra,o escritor mostra como foi o assédio da imprensa por causa do sucesso do primeiro volume,e que ele está retratando pessoas como animiais.Aparece tambem uma foto real do pai de Spiegelman na época da guerra e uma história em quadrinho dentro dessa história.

Eu recomendo que todos vocês leiam,e com a internet do lado pra pesqusar algumas coisas.Se eu fosse fraco ,eu chorava lendo essa obra.


O autor Art Spiegelman,na forma humana


E como rato


Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...