sábado, 4 de abril de 2009

É anime ou não?








Numa postagem do meu blog chamada Desenhos animados notavéis ,eu coloquei a lista de alguns desenhos animados que fizeram/fazem sucesso no mundo.Um deles era Avatar: A Lenda de Aang .Mas uma pessoa comentou dizendo que Avatar é anime e não desnho animado,então resolvi pesquisar e criar esse post pra tirar minhas dúvidas.
  1. No Japão,qualquer desenho animado é chamdo de anime(assim como qualquer quadrinho é chamado de mangá),mas isso é só no Japão;
  2. Os desenhos animados que foram influenciados pelo estilo dos animes são chamados de Murikanimes,Pseudo-animes, Americanimes,ou até Fauxanimes.
  3. Os países que mais produzem Murikanime são a França e os Eua.

Abaixo uma lista de o que é anime ou não:

  • O desenho animado Thundercats foi idealizado por um grupo americano de artistas (Rankin/Bass Productions), porém teve sua animação produzida em estúdios japoneses, portanto pode ser considerado como anime. Já o desenho Silverhawks,que parece ter o mesmo estilo não é um anime.
  • Os desenhos Martin Mystery e Três espiãs demais foram totalmente produzidos pelo estúdio francês Marathon, que apenas adotou da estética de animês,então é um Murikanime.
  • Teen Titans (ou os Jovens Titãs)Foi produzido pela Warner,mas não é um anime,mesmo com a abertura sendo cantada pela dupla japonesa,Puffy AmiYumi
  • Avatar: A Lenda de Aang foi criado por Michael Dante Dimartino e Bryan Konietzko, para a Nickelodeon,então é um Murikanime
  • Hi Hi Puffy AmiYumi não é um anime ,pois foi criado no ocidente,mesmo com personagens japoneses.
  • As Meninas Superpoderosas geração Z:é um anime,pois foi criado no Japão.
  • Se a Turma da Mônica Jovem fosse um desenho animado feito no Brasil seria um Murikanime
  • W.I.T.C.H. É um desnho animado francês baseado numa série de histórias em quadrinhos italiana de mesmo nome.,não é anime,e nem os quadrinhos é um mangá,pois no Japão ,em vez de publicarem os quadrinhos da série,publicaram um mangá baseado na série.
  • Speed Racer é um anime dos anos 60.Seu nome original é Mach Go Go Go
  • Ben 10 tambem é um Murikanime.

Agora pra complicar,segundo Osamu Tezuka,o criador do estilo dos mangás,se eu não me engano,disse que "mangá é mais a narrativa do que o efeito visual",então As Meninas Superpoderosas geração Z,pode não ser um anime,já que parece um desenho americano comum.

Eu não sou muito fã de anime ,mas se você é ,comente,corrija alguma besteira que talvez eu tenha colocado!!!

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...