sábado, 4 de abril de 2009

É anime ou não?








Numa postagem do meu blog chamada Desenhos animados notavéis ,eu coloquei a lista de alguns desenhos animados que fizeram/fazem sucesso no mundo.Um deles era Avatar: A Lenda de Aang .Mas uma pessoa comentou dizendo que Avatar é anime e não desnho animado,então resolvi pesquisar e criar esse post pra tirar minhas dúvidas.
  1. No Japão,qualquer desenho animado é chamdo de anime(assim como qualquer quadrinho é chamado de mangá),mas isso é só no Japão;
  2. Os desenhos animados que foram influenciados pelo estilo dos animes são chamados de Murikanimes,Pseudo-animes, Americanimes,ou até Fauxanimes.
  3. Os países que mais produzem Murikanime são a França e os Eua.

Abaixo uma lista de o que é anime ou não:

  • O desenho animado Thundercats foi idealizado por um grupo americano de artistas (Rankin/Bass Productions), porém teve sua animação produzida em estúdios japoneses, portanto pode ser considerado como anime. Já o desenho Silverhawks,que parece ter o mesmo estilo não é um anime.
  • Os desenhos Martin Mystery e Três espiãs demais foram totalmente produzidos pelo estúdio francês Marathon, que apenas adotou da estética de animês,então é um Murikanime.
  • Teen Titans (ou os Jovens Titãs)Foi produzido pela Warner,mas não é um anime,mesmo com a abertura sendo cantada pela dupla japonesa,Puffy AmiYumi
  • Avatar: A Lenda de Aang foi criado por Michael Dante Dimartino e Bryan Konietzko, para a Nickelodeon,então é um Murikanime
  • Hi Hi Puffy AmiYumi não é um anime ,pois foi criado no ocidente,mesmo com personagens japoneses.
  • As Meninas Superpoderosas geração Z:é um anime,pois foi criado no Japão.
  • Se a Turma da Mônica Jovem fosse um desenho animado feito no Brasil seria um Murikanime
  • W.I.T.C.H. É um desnho animado francês baseado numa série de histórias em quadrinhos italiana de mesmo nome.,não é anime,e nem os quadrinhos é um mangá,pois no Japão ,em vez de publicarem os quadrinhos da série,publicaram um mangá baseado na série.
  • Speed Racer é um anime dos anos 60.Seu nome original é Mach Go Go Go
  • Ben 10 tambem é um Murikanime.

Agora pra complicar,segundo Osamu Tezuka,o criador do estilo dos mangás,se eu não me engano,disse que "mangá é mais a narrativa do que o efeito visual",então As Meninas Superpoderosas geração Z,pode não ser um anime,já que parece um desenho americano comum.

Eu não sou muito fã de anime ,mas se você é ,comente,corrija alguma besteira que talvez eu tenha colocado!!!

7 comentários:

TATA CRISTINA disse...

Eu sou fã de animes e mangás, e concordo com o que vc escreveu. Tem gente que confunde as coisas, acham que só porque os personagens de uma determinado desenho (o das Espiãs, por exemplo) têm olhos grandes, é um anime. Não é bem por aí.
Ah! Eu acho que o novo desenho das Meninas Superpoderosas é um anime, sim. Sei lá, pelo estilo dele...ele parece ser muito diferente dos outros Murikanimes que eu já vi.
Muito bom o post, gostei.
Beijos

Anônimo disse...

Gosto bastante de desenhos, já animes só alguns, Sakura é animê, né? Enfim... rs
A Espiãs eu adoro *--* faz tempo que nao assisto.
Novo desenho das poderosas eu nunca vi, então não posso dizer se é animê, até porque não sei muito bem a diferença, sim mesmo voce explicando. rs

Beijos

Riot disse...

Um anime é desenvolvido através de um mangá, por exemplo. Um mangá que obteve uma grande vendagem de exemplares e fez sucesso, acaba ganhando uma versão animada, daí vem o anime.

Mas esses desenhos americanos que vemos tem um foco totalmente diferente, os animes geralmente tem uma história mais séria(dependendo do estilo) e se vê presente o cotidiano oriental nas roupas, nos cenários, nos custumes e até mesmo a forma de agir, sem contar com os traços marcantes que identificam este tipo de animação.

Pelo que li sobre a animação das Meninas Superpoderosas é um anime sim.

SBIE disse...

Acabei lendo aquele post seu que fala das palavras maiores do mundo! HE

Pra que uma palavra tão grande assim né!

Liipee disse...

Eu não curto animes..
antigamente, há muito tempo atrás..
gostava de draggon bal..
apenas, e claro, sonhava em comer a power ranger rosa..
o que não vem ao caso.
mas acredito que tudo é desenho, encantam as pessoas e deixam as crianças foras desses pensamentos de guerra, violencia e morte.
:\

Anônimo disse...

é, eu tb não sou fã...
então não saberia responder ou apontar algum erro.
mas pra mim anime sempre será o desenho no estilo japonês, como dragon ball z. =)

beijos!

www.floresnajanela.com

Lua- Eu Crio Moda disse...

kkkkk
eu sei diferanciar anime de um na nao anime
e num sabai dessa d murikanimes

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...