sexta-feira, 3 de abril de 2009

Algumas palavras curiosas






  • Hipopotomonstrosesquipedaliofobia-é por ironia uma doença que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar-se palavras grandes ou complicadas.

    Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é constituída dos seguintes elementos:
    Hipopoto vem do grego hippopoto, que significa grande.
    Monstro é a palavra latina para monstruoso.
    Sesquipedali é uma forma mutilada do latim sesquipedalian que significa "palavra grande" (literalmente, "um pé e meio de largura" em latim).
    Fobia significa "medo".







  • Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch,é a localidade com o nome mais comprido do Reino Unido e um dos mais longos de todo o mundo, com 58 letras (51 no alfabeto galês , em que -ll- e -ch- contam como letras únicas). Em português significa "Igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha".Nos sinais das estradas, a localidade encontra-se assinalada como Llanfairpwllgwyngyll, Nos mapas, encontra-se como Llanfair Pwllgwyngyll e os seus habitantes tratam-na por Llanfairpwll ou Llanfair.




  • Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico é a maior palvra da lingua portuguesa,sem considerar o plural "Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconióticos".Esse palavrão define uma pessoa acometida por uma doença pulmonar causada pela aspiração de cinzas vulcânicas, chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose ou pneumoconiose.


  • A maior palavra do mundo é : Lopadotemamachoselachogaleokranioleipsanodrimhypotirmmatosilphioparaomelitokatakechymenokichlepicossyphophattoperisteralektryonoptekephalliokigklopeleiolagoiosiraiobaphetraganopterygon. Ela pertence à língua grega, tem 182 letras e batiza um tipo de comida.
  • 4 comentários:

    Euzer Lopes disse...

    Isso sim é o que eu chamo de um post lotado de palavrões...
    Detalhe: não conhecia nenhuma delas.
    Vivendo, conhecendo e aprendendo...

    Anônimo disse...

    acho muito interessante conhecermos a origem da construção da palavra...através disso realmente aprendemos a escrever...

    Leiliane Lopes disse...

    Achei muito interessante...
    mas vamos falar a verdade sorte nossa de não termos que pronunciar essas palavras com mais frequencia...
    rsrs

    Dta

    Hique disse...

    Que coisa idiota.
    Colocar o nome da fobia maior do que e própria fobia é muito idiota.

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...