sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Tina fey


A comediante Elizabeth Stamatina "Tina" Fey nasceu em Upper Darby no dia 18 de maio de 1970. Ela é uma roteirista, comediante e atriz americana. Ela escreve, produz e atua como Liz Lemon em 30 Rock(um maluco na tv), uma serie de humor baseada em suas experiências em Saturday Night Live,(uma especie de casseta e planeta americano).

Após Tina Fey ter graduado na Universidade de Virginia em 1992, mudou-se para Chicago, começando um trabalho diário em Residancial YMCA fazer classes noturnas em The Second City. Ela optou pela comédia e descobriu a chave do improviso: "focalizar inteiramente em seu contra-cenante; para você captar o que ele está dando para construir uma cena." Em 1994, ela foi convidada a se juntar ao elenco do The Second City.

Com ajuda do roteirista-chefe Adam McKay's, ela se tornou roteirista do Saturday Night Live(SNL) em 1997. Tina Fey foi a primeira roteirista-chefe mulher do SNL.

Ela foi co roteirista-chefe do especial Saturday Night Live de 25 anos, Fey ganhou o Writers Guild of America Award 2001; Ela e a equipe de roteiro ganhou o Emmy de 2002, por esse trabalho.

Em Setembro de 2005, ela ganhou licença de maternidade após ter dado o nascimento a sua filha, Alice Zenobia Richmond. Seu papel no "Weekend Update" foi coberto por Horatio Sanz por diversas semanas antes que seu retorno em 22 de outubro de 2005.

Em 2008, Tina ganhou destaque no SNL fazendo imitações de Sarah Palin, candidata à vice-presidência dos Estados Unidos. A semelhança física entre as duas tornou as imitações ainda mais interessantes e, segundo a revista Vanity Fair de dezembro (com a comediante na capa), Tina é a mais nova queridinha da América.

Com o sucesso conquistado na TV americana, Tina logo chegou à tela grande. Em 2004, teve seu primeiro papel de destaque em Meninas Malvadas, cujo roteiro é de sua autoria. Por este filme, Tina chegou a ser indicada na categoria Melhor Roteiro Adapatado do Writers Guild of America Award 2005. O segundo papel importante da atriz no cinema foi em Baby Mama, contracenando com a colega do SNL, Amy Poehler.

Tina Fey criou uma Sitcom chamado 30 Rock, o show produzido pela NBC, com Lorne Michaels e dois produtores do The Tracy Morgan Show. Ela escreve, produz e atua na sitcom, baseada em suas experiências em Saturday Night Live. O nome do show é uma referência ao '30 Rockefeller Plaza', onde o SNL é produzido. Em 2008, por seu trabalho em 30 Rock, Tina ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Série de Comédia no Emmy Awards, Globo de Ouro e Screen Actors Guild Awards. Na mesma edição do Emmy Awards, Tina ainda levou os prêmios de Melhor Roteirista em Série de Comédia e 30 Rock ganhou como Melhor Série de Comédia, além do prêmio de Melhor Roteirista em Série de Comédia no Writers Guild Of America Awards 2008. Em 2007, 30 Rock já havia sido reconhecida como Melhor Série de Comédia no Emmy Awards.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...