quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Alem da imaginação



"Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo Homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição; e se encontra entre o abismo dos temores do Homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia. Uma região Além da Imaginação."


Essa era a narrativa inicial de todos os episódios de Além da Imaginação, série criada por Rod Serling entre 1959 e 1964 em preto e branco, para o canal CBS nos EUA. No Brasil, a série começou a ser transmitida nos anos 60 e está no ar até hoje no canal de TV a cabo USA.
Nos anos 60, havia uma ansiedade no ar, durante toda a semana, até a chegada do sábado, à espera de um novo episódio de Além da Imaginação. O público ficava maravilhado com aquele mundo paralelo, cheio de fantasia e absurdos com lógica e que poderia até passar por verdade na mente de algumas pessoas mais influenciáveis. Inicialmente os episódios tinham a duração de meia-hora, porém no início de 1963 o programa ganhou mais meia-hora. No entanto, chegou-se a conclusão que o formato original era melhor aceito pelo público. Além da Imaginação foi o maior sucesso de Rod Serling na TV e que o faz ser lembrado até hoje pelos enredos envolventes e a forma peculiar de tratar com o sobrenatural. Sem aberrações, sem efeitos especiais, apenas uma história bem contada e bem dirigida, nisso Serling era um mestre. Rod Serling morreu vítima de cancer por abusar do cigarro, em 1975, aos 51 anos. Entre suas obras estão Galeria do Terror, The Loner, entre muitos.


Em Portugal a serie se chamava "A Quinta dimensão" mas se fossemos traduzir o titulo original literalmente seria: "a zona do crepusculo"



ver bem mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Twilight_Zone


http://www.mofolandia.com.br/mofolandia_nova/alemdaimaginacao.htm


e http://alemdaimaginacaobrasil.blogspot.com/

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...