segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A feiticeira


Bewitched ( A Feiticeira no Brasil e Casei com uma Feiticeira em Portugal) foi uma série de televisão americana transmitida de 1964 a 1972.relata o dia-a-dia de uma família americana de classe média formada pela bela Samantha; seu marido Darrin (no Brasil, seu nome foi trocado para James, pois a pronúncia soava melhor), um publicitário; e os filhos, Tabatha e Adam. Nada de mais haveria se Samantha não fosse uma feiticeira poderosa, que se casara com um mortal e fez a opção pessoal de viver feliz ao marido sem fazer uso de seus poderes. Só que, com as muitas confusões provocadas por seus familiares bruxos - em especial a mãe, a terrível e adorável Endora, que não se dá bem com o genro, apelidando-o inclusive de Dumbo, por causa de suas orelhas (como também o apelida de Jonathan) -, Samantha acaba tendo sempre que mexer seu nariz e libertar o poder para resolver as diversas situações, em sua maioria cômicas.

Outros personagens importantes na série são o volúvel patrão de Darrin, Larry Tate, sócio da agência McMann & Tate; o pai de Samantha, Maurice; o tio palhaço, Arthur; a tia Clara, boazinha e atrapalhada; a não menos atrapalhada babá Esmeralda; e o médico especial dos feiticeiros, Dr. Bombay; Serena, uma tresloucada prima de Samantha idêntica a ela; e é claro, Endora.

curiosidades


Na abertura dos primeiros episódios, a dublagem brasileira havia adotado como título da série As Feiticeiras. Passados alguns episódios, passaram a adotar o que todos conhecem até hoje. Esse problema foi corrigido quando da recente colorização das duas primeiras temporadas.


Elizabeth Montgomery teve 3 filhos com William Asher. Robert (que nasceu pouco antes do início de produção da série), William e Rebecca. Para justificar a gravidez de William, a personagem Samantha ficou grávida de Tabatha. Para justificar a gravidez de Rebecca, a personagem Samantha ficou grávida de Adam.


Após a conclusão de A Feiticeira, Elizabeth Montgomery separou-se de William Asher. Casou-se em 1974 com o ator Robert Foxworth com quem viveu até 18 de Maio de 1995. Nessa data Elizabeth Montgomery perdeu uma batalha que já travava de algum tempo contra o câncer.Dick York fora afastado de A Feiticeira por problemas de saúde. Desde então, ficara preso a uma cadeira de rodas com um respirador. Suas raras aparições em TV nos anos seguintes foram como convidado nas séries Carga Dupla e Ilha da Fantasia. Ficou muito pobre e passou a trabalhar em campanhas beneficentes até vir a falecer em Fevereiro de 1992. Deixou esposa e cinco filhos.


Dick Sargent substituiu Dick York até o cancelamento da série em 1972. Apareceu depois como convidado em vários episódios de séries de TV. Impressionado com o crescente número de homossexuais que se suicidavam todos os anos nos Estados Unidos, Sargent assumiu que era homossexual e passou a trabalhar em campanhas contra esses altos índices de mortalidade. Faleceu em Julho de 1994.


Agnes Moorehead faleceu vítima de câncer em Abril de 1974, dois anos após o cancelamento de A Feiticeira.• David White, que interpretava o personagem Larry Tate, faleceu em Novembro de 1990.• Marion Lorne faleceu em Maio de 1968. Interpretou Tia Clara em 28 episódios.• Paul Lynde – o Tio Arthur – faleceu em Janeiro de 1982, vítima de um ataque cardíaco. Rumores da época dão conta que o ator tambem era homossexual.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...