terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Battlestar Galactica



Battlestar Galactica é uma franquia americana de filmes e séries de televisão de ficção científica, tendo sua primeira produção em 1978. Inicialmente exibida no canal estadunidense ABC, rapidamente obteve êxito mundial. Uma nova versão do primeiro episódio do seriado original foi levada ao ar em 2003, obtendo novo êxito e justificando a produção de um seriado que teve sua primeira temporada em 2004 e cuja produção continua.

Segundo a série, os humanos surgiram em um planeta distante chamado Kobol, em um passado longínquo. Com o tempo, esse planeta não pôde mais suportar a vida e os humanos, organizados em treze tribos sendo que uma se perderia das demasi (insunuando que esta seria nossa cultura atual, tiveram que procurar outro planeta em outro sistema solar. Milhares de anos depois de estarem instalados em novas colônias, comm a ecolução a tecnologia se avançou muito e a inteligencia artificial usada pelos humanos ganhou status de forma de vida e consiencia própria assim se revoltando contra seus criadores por achar que estes não davam valor a sua existencia (os ciloneos assim em portugues acreditavam em um Deus e os Humanos em varios assim entrando em conflito suas culturas).Os cylons, seus inimigos, executaram um plano de destruição em massa que reduziu a Humanidade a alguns poucos sobreviventes. Sem alternativas, esses sobreviventes decidiram, sob a liderança do Comandante Adama, procurar por uma lendária décima terceira tribo, que havia deixado Kobol antes das outras doze tribos e havia se dirigido "a um planeta brilhante conhecido como Terra".

O seriado original de 1978 era inovador em sua época por causa da grandiosidade de seus cenários, pelas cenas de batalha espacial e pelo próprio tema da Humanidade em guerra com outra civilização. Entretanto, depois de quase três décadas, ele nitidamente se apresenta como um conto de fadas, principalmente pela evolução dos efeitos especiais, mesmo em seriados para a televisão, e pela evolução dos enredos dos filmes em geral e dos filmes para a televisão em particular, especialmente dos filmes de ficção científica.

O novo seriado, atualmente em produção, é inovador tanto por causa dos efeitos especiais e da concepção de ficção científica adotada em seus enredos quanto por causa dos temas abordados ao longo da minissérie inicial e dos episódios regulares. É muito mais um seriado dramático com repercussões políticas e sociológicas do que apenas um seriado de ficção científica,tambem porque não há criaturas estranhas como ets verdes,gosmentos ou de orelhas pontudas.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...