quarta-feira, 19 de novembro de 2008

CQC


Site oficial CQC - Custe O Que Custar

CQC é a sigla de um programa de televisão criado na Argentina em 1995 e com versões em vários países. É transmitido desde sua estréia, no dia 17 de março de 2008, pela Band.O programa trata os fatos políticos, artísticos e esportivos da respectiva semana com pitadas satíricas e humorísticas, brincando com as informações. Um trio de apresentadores apresenta as notícias de modo diferenciado e os repórteres abordam pessoas públicas, como políticos, celebridades e jornalistas com perguntas pouco discretas e convenientes a fim de promover as mais inesperadas reações, de certo modo fazendo jus ao nome do programa. É apresentado por Marcelo Tas, tem em sua bancada Marco Luque e Rafinha Bastos. As reportagens ficam a cargo de Rafael Cortez, Danilo Gentili, Felipe Andreoli, Oscar Filho e, a partir de 26 de agosto de 2008, Warley Santana, além do próprio Rafinha Bastos.

O formato, importado pela Band da Eyeworks-Cuatro Cabezas e co-produzido no Brasil pelas duas empresas, faz sucesso há mais de dez anos no resto do mundo. As versões estrangeiras do programa (Chile, Argentina(original), Espanha e Itália) já receberam ao todo sete indicações ao International Emmy Awards.


CQC no Congresso


O programa lançou uma campanha para os repórteres do CQC voltarem a fazer reportagens no Congresso Nacional. Eles foram proibidos de ingressar lá sob a alegação de que não seriam jornalistas e, por isso, não teriam o direito expresso de realizar entrevistas lá. Depois de algumas semanas e 260.021 assinaturas, o CQC teve o direito de entrar no Parlamento divulgado em 30 de junho de 2008.


Teste de Honestidade


Danilo Gentili faz o quadro Teste de Honestidade, armando pegadinhas para pessoas, visando a testar a honestidade do brasileiro. No primeiro quadro Danilo Gentili foi às ruas de São Paulo para mostrar como anda a honestidade dos habitantes de lá. O repórter mostrou como as pessoas se comportam em situações cotidianas que colocam em prova a boa índole do cidadão, como quando se recebe o troco errado. Houve quem devolveu e quem embolsou a quantia extra.

O repórter ainda "esqueceu" o celular em local público e depois ligou para o número, avisando que havia perdido. Em um dos casos, o homem atendeu e devolveu. Outro, que estava a poucos metros do repórter, mentiu, dizendo que já estava no carro. Em outro caso ainda, uma mulher, surpreendentemente, disse que havia achado o celular e que não o devolveria. Para reaver o aparelho, o repórter precisou da ajuda da polícia.

Outros Testes de Honestidade envolveram a perda de dinheiro, reavido ou não por quem achou, e o caso de um motorista de táxi, que cobrou, em uma corrida, um valor maior do que o real.

Top Five


Quadro do programa mostra as cinco melhores "pérolas" da televisão brasileira ao longo da semana (bem como algumas notícias estranhas anunciadas em telejornais). Alguns programas trazidos freqüentemente são o Caldeirão do Huck (com erros de Luciano Huck), Bom Dia e Cia (com Priscila e Yudi - de segunda a sexta), Ronnie Von, Arena Sportv (com Cléber Machado), TV Culinária (com Palmirinha Onofre) e Domingão do Faustão (com Fausto Silva). Certa vez, houve até um "bonus track" que mostrou o próprio repórter do CQC, Rafael Cortez dançando a Dança do Créu, no programa de Raul Gil, uma das "vítimas" do repórter inexperiente, personagem do CQC. Outra característica do quadro é ter como música de fundo "Enter Sandman", do Metallica.

Além disso, a apresentadora-mirim do SBT, Maísa (chamada por Tas de "mini-petiz"), tornou-se uma espécie de "mascote" do quadro, sua presença tendo tornado-se quase obrigatória a cada semana - seja apresentando o Bom Dia e Cia. aos sábados, seja interagindo com Sílvio Santos aos domingos - de forma que sua aparição no ranking pode ser deduzida pelo fato de Tas incitar o público a tentar adivinhar quem estaria na colocação que ela ocupa na semana.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...