quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A grande familia




A Grande Família foi uma série de televisão brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 26 de Outubro de 1972 e 27 de Março de 1975, às 21h00, tendo totalizado 112 episódios.Foi baseada, a princípio, no seriado norte-americano de sucesso All in the Family, tendo sido escrita por Max Nunes, Oduvaldo Viana Filho, Armando Costa e Paulo Pontes, e dirigida por Milton Gonçalves (1972) e por Paulo Afonso Grisolli (1973-1975) . A versão atual é um remake(nova versão) e a história era a mesma o cotidiano de uma típica família de classe média brasileira: o veterinário Lineu e da dona-de-casa Nenê, moram com seus filhos Tuco, Bebel, casada com Agostinho, Júnior, além do Seu Flor, pai de Nenê.
A narrativa dos episódios se concentrava numa família sempre muito unida, que tentava, à sua maneira, sobreviver às dificuldades financeiras e de relacionamento. As críticas sociais eram feitas de forma muito criativa, na tentativa de driblar a censura da época, embora nem sempre fosse possível fugir dos cortes implacáveis dos censores.
Em Março de 1975, a série passou a ser transmitida em cores.
Elenco
Jorge Dória - Irineu Silva
Eloísa Mafalda - Nenê (Irene Silva)
Osmar Prado - Júnior
Luiz Armando Queiroz - Tuco (Artur Silva)
Djenane Machado - Bebel (1972)
Maria Cristina Nunes - Bebel (Maria Isabel Silva Carrara) (1973-1975)
Paulo Araújo - Agostinho Carrara
Brandão Filho - Seu Flô (Floriano Silva)
O especial de Natal
Em 22 de dezembro de 1987, a Rede Globo exibiu um especial de Natal com A Grande Família, reunindo todo o elenco original mais convidados especiais. O programa mostrava como estava a família doze anos depois, com o nascimento dos netos de Lineu e Nenê.Curiosamente, o ator Pedro Cardoso apareceu no especial como o segundo marido de Bebel que, então, estava separada de Agostinho. Anos depois, Pedro Cardoso foi escolhido para ser o próprio Agostinho na nova versão do seriado.O programa não teve uma repercussão positiva.

Foi escrito por Marcílio Moraes e dirigido por Paulo Afonso Grisolli.
Elenco do especial de natal
Jorge Dória - Irineu Silva
Eloísa Mafalda - Nenê (Irene Silva)
Osmar Prado - Júnior
Luiz Armando Queiroz - Tuco (Artur Silva)
Maria Cristina Nunes - Bebel (Maria Isabel Silva Carrara)
Nuno Leal - Agostinho Carrara
Brandão Filho - Seu Flô (Floriano Silva)
Pedro Cardoso - Namorado de Bebel
Denise Bandeira - Esposa de Júnior
Aída Lerner - Esposa de Tuco

Em 29 de março de 2001, quinta-feira às 23h estreou a nova versão da série, que conseguiu audiência mesmo com o horário desfavorável e as mudanças que ocorreriam em 2002 na sua 2ª temporada, devido à Copa do Mundo e as eleições de 2002. O seu horário foi mudado em razão a essas mudanças para às quintas-feiras às 22h, onde estabilizou uma audiência e conseguiu o horário que antes pertencia ao Linha Direta.

Uma grande discussão é sobre o final da série: o elenco defendia que a 7ª temporada seria a final, enquanto os executivos do canal decidiram renová-la para uma 8ª temporada. O programa é o 2º mais longo seriado da emissora, após Você Decide, que teve 323 episódios e 9 temporadas.A série era pra ser apenas um especial de 12 episodios para relembrar a versão anterior,mas faz sucesso até hoje.






A Grande Família - 1972
1 min 22 seg
fonte :www.youtube.com
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...