segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Casablanca

copia barata de http://pt.wikipedia.org/wiki/Casablanca_(filme)
ver mais em Casablanca: meu filme favorito (orkut)

Casablanca é um filme clássico do cinema americano .Ele é de 1942, do gênero drama, dirigido por Michael Curtiz. O roteiro é baseado em peça teatral de Murray Burnett e Joan Alison.

Conta a saga daqueles que tentavam fugir da Europa, ocupada pelos nazistas, para os Estados Unidos.

A cidade de Casablanca, então localizada no Marrocos governado pela França de Vichy, era o penúltimo ponto na rota à América. Os refugiados que ali residiam necessitavam de um visto (Letter of transit) para Portugal, e apenas em Lisboa embarcariam em um navio para o Novo Mundo. E um dos locais de encontro era o bar Rick´s. Seu dono, Rick Blaine, é um homem que tenta não se envolver com a política, pois seu estabelecimento é frequentado por todos os tipo de cliente, como nazistas, aliados e ladrões, entre outros. Rick também é amigo do corrupto Capitão Renault.

Um dia um major alemão vai a Casablanca em busca de um ladrão que havia roubado duas letter of transit. O casal que necessitava destes documentos para sua fuga à América era Ilsa Lund e Victor Lazlo, importante líder da resistência tcheca.

Rick e Ilsa se encontram e relembram o passado que tiveram juntos. Na tela, a música imortal deste relacionamento (As time goes by) é interpretada por Sam.

Provavelmente é o filme com os melhores e mais memoráveis diálogos da história do cinema, muitos deles com um leve toque de cinismo. Um de seus diálogos mais famosos é entre Ilsa (Bergman) e Sam:



Ilsa: Toque uma vez, Sam. Pelos bons velhos tempos.
Sam: Eu não sei o que você quer dizer, Senhorita Ilsa.
Ilsa: Toque, Sam. Toque "As Time Goes By".


O filme têm várias falhas, sendo a mais proeminente relativa às "cartas de trânsito" (letters of transit) que permitiria a seus portadores deixar o território da França de Vichy. Não é claro se as cartas foram assinadas pelo General Maxime Weygand de Vichy ou o líder da França Livre General Charles de Gaulle. Nas legendas em inglês do DVD oficial, lê-se "de Gaulle", enquanto me francês lê-se "Weygand".

Weygand foi o General-Delegado para as Colônias do Norte da África até um mês antes da estréia do filme (e um ano após o roteiro ter sido escrito). De Gaulle, enquanto líder do governo da França Livre, inimigo do regime de Vichy que controlava o Marrocos, foi condenado à prisão perpétua em corte marcial por traição em 2 de agosto de 1940. Assim, uma carta de trânsito assinado por De Gaulle não teria utilidade.
Elenco:
Humphrey Bogart .... Richard Blane
Ingrid Bergman .... Ilsa Lund Laszlo
Paul Henreid .... Victor Laszlo
Claude Rains .... capitão Louis Renault
Conrad Veidt .... major Heinrich Strasser
Sydney Greenstreet .... Senor Ferrari
Peter Lorre .... Ugarte
Madeleine LeBeau .... Yvonne
Dooley Wilson .... Sam





Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...