terça-feira, 16 de setembro de 2008

Jaspion


O Fantástico Jaspion (巨獣特捜ジャスピオン Kyojuu Tokusou Juspion em japonês) é uma série de TV de tokusatsu do gênero dos Metal Heroes, produzido pela Toei Company e exibido pela TV Asahi entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986. Foi estrelada por Hikaru Kurosaki no papel-título. No Brasil, foi televisada a pela Rede Manchete a partir de 1988.

No Brasil a série tinha o título de "O Fantástico Jaspion", mas o titulo original era Kyojuu Tokusou Juspion. Juspion é a junção da expressão inglesa Justice Champion que significa "Campeão da Justiça". Kyojuu significa monstro gigante, enquanto Tokusou é a abreviação de tokubetsu sousa (investigação especial). Portanto, a tradução seria algo como Campeão da Justiça Investigador de Monstros Gigantes ou Investigador de Monstros Gigantes Jaspion.

Jaspion, junto com Changeman, abriu as portas do mercado brasileiro para diversos seriados do mesmo estilo continuando o impacto iniciado com National Kid nos anos 60 e Ultraman e Ultraseven nos anos 70 e 80. Toda criança daquela época queria uma fantasia dos seus heróis favoritos ou os brinquedos (bonecos, jogos de tabuleiro, cadernos) ligados ao seriado naquela época. No que muitos considerariam uma astuta jogada de "marketing", a TV Manchete exibia Jaspion aproximadamente às 18h30 - justamente o horário em que as crianças saíam das escolas, uma garantia de audiência.

Também conhecida foi a estratégia da Manchete de retardar ao máximo possível a exibição dos dois últimos episódios da série, possivelmente para garantir o comparecimento da audiência ao menos por alguns minutos por dia, para a "contagem" dos capítulos. É possível obter o depoimento de qualquer seguidor fiel dos seriados japoneses a respeito de sua frustração quando, no dia seguinte à exibição do episódio 44 ("Retorno Satânico"), o seguinte ("Sou o Filho de Satan Goss") não era veiculado. A estratégia continuou até meados de 1991, quando o capítulo final foi enfim liberado. Depois do sucesso que o seriado fez no Brasil, a moda foi se esgotando e os seriados trocando de emissora. Jaspion e Changeman voltaram a televisão na Rede Record em 1994 e Gazeta em 1996 foi o último suspiro para depois nunca mais serem exibidos.

Jaspion foi e continua sendo um ícone de toda uma geração, e em termos de números é sem dúvidas a série tokusatsu com maior sucesso e com o maior número de fãs fora do Japão que existem. Jaspion deixou fãs fiéis e apaixonados que sem dúvidas sonham um dia com uma visita dele Hikaru Kurosaki ao Brasil.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...