quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

super homem

Superman (ou Super-Homem) é um personagem fictício cujas histórias em quadrinhos são publicadas pela editora norte-americana DC Comics, uma empresa subsidiária do grupo Time Warner, mas não se restringe a isso, tendo sido adaptado para diversas outras mídias, como cinema, rádio, televisão, literatura e vídeo-game. A personagem é, em seu universo, um super-herói e foi criado pela dupla de autores de quadrinhos Joe Shuster e Jerry Siegel. A personagem foi apresentada na revista Action Comics #1 em 1938 nos Estados Unidos

Jerry Siegel e Joe Shuster primeiramente criaram um vilão com poderes telepáticos que pretendia dominar o mundo. Ele apareceu em uma curta história "The Reign of the Superman" (O Reino do Super-homem) da Science Fiction #3, um fanzine de ficção científica que Siegel publicou em 1933 Siegel reescreveu o personagem como um herói, mantendo pouca ou nenhuma semelhança com o vilão de mesmo nome, e começou uma jornada de seis anos para encontrar uma editora que publicasse-o. Intitulando-o The Superman, Siegel e Shuster ofereceram-no para a Consolidated Books Publishing, que publicou-o em uma revista em quadrinhos preto-e-branco de 48 páginas intitulada Detective Dan:Secret Operative No. 48. Mesmo recebendo uma carta de encorajamento, a editora nunca mais publicou o personagem novamente. Shuster frustrou-se e destruiu todas as páginas da história, a capa sobrevivendo apenas porque Siegel resgatou-a do fogo. Siegel e Shuster descreveram esta versão do personagem como sendo comparável a Slam Bradley, um personagem que a dupla criou em 1937 para a primeira edição de Detective Comics.
Em 1934 a dupla mais uma vez corrigiu o personagem. Ele tornou-se mais um heroi em sua tradição clássica, inspirado por personagens como Sansão e Hércules que lutava para corrigir os erros daqueles tempos, combatendo a tirania e a injustiça social. Nesta época foi introduzido o uniforme, que Siegel disse posteriormente, eles criaram um tipo de uniforme e colocaram um grande S no peito, e uma capa, fizeram-no tão colorido e tão distintivo quanto podiam." O design foi baseado em parte nos uniformes vestidos por personagem do espaço sideral publicados em revistas pulp, bem como em tiras como Flash Gordon, e também parcialmente sugerido pela tradicional vestimenta. Entretanto, a capa é notavelmente diferente da tradição vitoriana. Gary Engle descreveu isso como sem precedentes na cultura popular em Superman at Fifty:The Persistence of a Legend (Superman aos 50: A Persistência de uma Lenda
A "cueca por cima da calça" foi rapidamente estabelecida como a base para vários uniformes de super-heróis. Esta terceira versão do personagem recebeu extraordinárias habilidades, mesmo que de uma natureza física, ao contrário das habilidades mentais do Superman vilão.


Nos anos 40, Superman teve cerca de 17 desenhos animados para o cinema, feito pelos estúdios Max Fleischer. Talvez seja o primeiro super-herói adaptado para o meio.
Em 1948, o Super-Homem estrelou um seriado para cinema, interpretado por Kirk Alyn.
Entre 1952 e 1957, havia um seriado de televisão, estrelado por George Reeves, que só terminou com a morte dele.
Entre 1966 a 69, o Superman teve seu próprio desenho animado pela Filmation, "The New Adventures of Superman".
De 1973 a 1984, o desenho animado Superamigos mostrava Superman como membro efetivo do grupo.
Em 1978, foi lançado Superman - O Filme, estrelado por Christopher Reeve e dirigido por Richard Donner. Fez muito sucesso, e teve 4 continuações,Superman II em 1980, Superman III em 1983, Superman IV em 1987 e Superman - O Retorno em 2006, estrelado por Brandon Routh e dirigido por Bryan Singer.
Em 1987, a Ruby Spears produziu mais um desenho animado, Superman.
Superboy, a série live action exibida de 1988 até 1992 (nos EUA), mostrava Superman como Superboy (o que não condizia mais com a realidade dos quadrinhos; aquele era o Superboy Pré-crise).
1993: a série live action Lois & Clark: The New Adventures of Superman, com Dean Cain e Teri Hatcher nos papéis de Superman e Lois Lane.
Superman: The Animated Series, um desenho animado da Warner Bros., de 1996 até 2000.
Em 2001, foi lançado o seriado Smallville, que conta a adolescência de Clark, interpretado por Tom Welling. Foram lançadas sete temporadas.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...