quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

batman

Batman é um herói de HQ, publicado pela editora norte-americana DC Comics, cuja primeira aparição alguns acreditam ter sido em desenhos de Frank Foster em 1932, e que foi publicado posteriormente na revista Detective Comics #27, em Maio de 1939. Mais tarde, juntamente a Superman (também da DC Comics) e Homem-Aranha (da Marvel Comics), Batman seria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo. Batman foi co-criado pelo desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger, embora apenas Kane receba oficialmente os créditos, apesar de seus esforços para dividir os méritos na criação do personagem. Fã da cultura vampiresca, especialmente das histórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras, capa vermelha e ligado ao tema dos morcegos, mas foi Finger que deu ao personagem o formato pelo qual ficaria consagrado. Apesar de oficialmente creditado a Bob Kane, os desenhos de Frank Foster II, artista ligado à indústria de publicações de Nova Iorque na década de 1930, foram considerados autênticos pela DC Comics.

desenhos
Anos 60 - Batman/Superman Adventure Hour
Anos 70 - Super Amigos
Anos 70 - The New Adventures Of Batman
Anos 80 - Super Powers: Galactic Guardians
Anos 90 - Batman: The Animated Series
Anos 90 - Batman: Gotham Knights
Década de 2000- Batman Beyond (Batman do Futuro)
Década de 2000- Liga da Justiça
2004 - The Batman.

no cinema

Dois seriados nos anos 40, The Batman (1943) e Batman & Robin (1949).
Batman:O Homem Morcego, de 1966, que foi concebido originalmente como episódio piloto do seriado dos anos 60.
Batman, dirigido por Tim Burton, estreou em 1989, com Michael Keaton como Batman e Jack Nicholson como Coringa. Até hoje é a maior bilheteria do homem-morcego.
Batman Returns(1992), também de Tim Burton e com Michael Keaton. Os vilões foram Pingüim (Danny DeVito) e Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer).
Batman Forever (1995), de Joel Schumacher estrelou Val Kilmer como Batman, Chris O'Donnell como Robin e os vilões Duas Caras (Tommy Lee Jones) e Charada (Jim Carrey)
Batman & Robin (1997), também de Schumacher. O Batman foi George Clooney, e os vilões foram Sr. Frio(Arnold Schwarzenegger), Hera Venenosa (Uma Thurman) e Bane (o ex-lutador Jeep Swanson).
Batman Begins (2005), de Christopher Nolan, com Christian Bale como Batman, é um "recomeço" sem associação com os filmes de Burton e Schumacher. Os vilões foram o Espantalho (Cillian Murphy), Ra's Al Ghul e Carmine Falcone.
The Dark Knight (2008) é a sequência de Batman Begins. O Coringa "retorna", interpretado por Heath Ledger.

Estatísticas do site da DC Comics: Batman mede 1,82m e pesa 99,7 kg. Adam West, o Batman da série dos anos 60 tinha esse peso. Coincidentemente, Christian Bale, na época da gravação de Batman Begins, também tinha esse peso

Em antigas histórias no Brasil Gotham City era chamada de Rio Doce ou Riacho Doce.

Em algumas das primeiras histórias publicadas no Brasil, Batman era conhecido como Morcego Negro e sua identidade secreta era Bruno Miller.
Em espanhol, Bruce Wayne é chamado de Bruno Diaz

Nas histórias da Turma da Mônica, o personagem Batimão é uma clara referência ao Morcegão da DC Comics

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...