terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

as aventuras de tintim


As Aventuras de Tintim (Les aventures de Tintin, em francês) é o título de uma série de histórias em quadrinhos criada pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé. Localizado em um mundo meticulosamente examinado que muito tem em comum com o nosso, As Aventuras de Tintim apresentam vários personagens em cenários distintos. As séries foram as favoritas dos leitores e também dos críticos por mais de 70 anos.O herói das séries é o personagem epônimo Tintim, um jovem repórter e viajante belga. Ele é auxiliado em suas aventuras desde o começo por seu fiel cão Milu (Milou, em francês). Os dois apareceram pela primeira vez em 10 de janeiro de 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle destinado aos jovens. Mais tarde, o elenco foi expandido com a adição do Capitão Haddock e outros personagens pitorescos.Esta série de sucesso era publicada em semanários e, ao término de cada história, os quadrinhos eram reunidos em livros (23 no total, atualmente). Ela ganhou uma revista própria de grande tiragem (Le Journal de Tintin) e foi adaptada para versões animadas, para o teatro e para o cinema. As séries são uma das histórias em quadrinhos européias mais populares do século XX, sendo traduzidas para mais de 50 línguas e tendo mais de 200 milhões de cópias vendidas.
As séries de histórias em quadrinhos são há muito admiradas pelos desenhos claros e expressivos, com o estilo ligne claire, típico de Hergé. O autor emprega enredos bem elaborados de gêneros variados: aventuras Swashbuckler com elementos de fantasia; mistério; espionagem; e ficção científica. As histórias nas séries de Tintim caracterizam-se tradicionalmente pelo humor em cenas de atividade, o que equivale em álbuns posteriores à sofisticada sátira e comentários político-culturais.Tintim é apresentado como um repórter: Hergé usa tal artifício para apresentar o personagem numa série de aventuras ambientadas em períodos contemporâneos àquele em que ele estava trabalhando (mais notavelmente, a insurreição bolchevique na Rússia e na Segunda Guerra Mundial e a alunissagem). Hergé criou também um mundo de Tintim, que conseguiu reduzir a um simples detalhe, mas reconhecível e com representação realista, um efeito que Hergé foi capaz de alcançar com referência a um bem mantido arquivo de imagens.Álbuns originais de Hergé
Tintin au pays des Soviets (Tintim no País dos Sovietes) 1930
Tintin au Congo (Tintim na África ou Tintim no Congo) 1931
Tintin en Amérique (Tintim na América) 1932
Les cigares du pharaon (Os Charutos do Faraó) 1934
Le lotus bleu (O Lótus Azul) 1936
L'oreille cassée (O Ídolo Roubado ou A Orelha Quebrada) 1937
L'île noire (A Ilha Negra) 1938
Le sceptre d'Ottokar (O Ceptro de Ottokar ou O Cetro de Ottokar) 1939
Le crabe aux pinces d'or (O Caranguejo das Tenazes de Ouro ou O Caranguejo das Pinças de Ouro) 1941
L'étoile mysterieuse (A Estrela Misteriosa) 1942
Le secret de la Licorne (O Segredo do Unicórnio) 1943
Le trésor de Rackham le Rouge (O Tesouro de Rackham o Terrível) 1944
Les sept boules de cristal (As Sete Bolas de Cristal) 1948
Le temple du soleil (O Templo do Sol) 1949
Tintin au pays de l'or noir (Tintim no País do Ouro Negro) 1950
Objectif Lune (Rumo à Lua ou Objectivo Lua) 1953
On a marché sur la Lune (Explorando a Lua ou Pisando a Lua) 1954
L'affaire Tournesol (O Caso Girassol) 1956
Coke en stock (Perdidos no Mar ou Carvão no Porão) 1958
Tintin au Tibet (Tintim no Tibete) 1960
Les bijoux de la Castafiore (As Jóias de Castafiore) 1963
Vol 714 pour Sydney (Vôo 714 para Sydney) 1968
Tintin et les picaros (Tintim e os Tímpanos ou Tintim e os Pícaros) 1976
Tintin et l'Alph-Art (Tintim e a Alph-Art) 1986, reeditado em 2004 (incompleto)

Citações

"No fundo, vocês sabem, meu único rival internacional é Tintim". (Charles de Gaulle)


"Sou eu, eu sob todas as formas! Tintim, sou eu quando gostaria de ser heróico, perfeito; os Dupondt, sou eu quando sou estúpido; Haddock, sou eu quando tenho vontade de me exteriorizar." (Hergé)


Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...