quinta-feira, 11 de outubro de 2007


Os Flinstones, ou Flintstones, originalmente se chamaria Os Gladstones. Esse desenho, que se passa na idade da pedra, foi o primeiro a passar em horário noturno da TV americana. Criado pela dupla Hanna-Barbera durante os anos de 1960 a 1966, teve um total de 166 episódios de cerca de meia hora cada. Já foi visto por mais de 300 milhões de telespectadores em oitenta países, assim como o desenho foi dublado em 22 idiomas. No Brasil foi exibido inicialmente na Extinta TV Excelsior e depois na Rede Globo. Também foi o primeiro com uma família de humanos, embora os animais que falavam tivessem participações engraçadas nos episódios, geralmente reclamando dos trabalhos domésticos a que eram submetidos (com o passar dos anos, a idéia não ficou tão boa, passando uma imagem de maus-tratos aos animais).
A base principal do desenho está na família Flintstone e nos seus vizinhos, os Rubbles. Eles moram na cidade de Bedrock, uma cidade com 25000 habitantes, no ano 1.040.000 A.C. Fred Flinstone é o personagem principal da série, casado com a dona-de-casa Wilma e pai da doce Pedrita. Ele vive se metendo nas mais variadas trapalhadas e furadas junto com seu melhor amigo, Barney Rubble, casado com a também dona-de-casa Betty e pai do forte Bambam.
Juntos, Fred e Barney se envolvem em todo o tipo de confusão, causando as mais hilárias situações. Por sua vez, Betty e Wilma também são melhores amigas e cúmplices, sempre dispostas a ajudar uma a outra e seus atrapalhados maridos. Na maioria das vezes, são elas quem tiram Fred e Barney das confusões.
Esse é um dos maiores desenhos de todos os tempos, que se transformou num enorme sucesso no mundo todo, reforçando cada vez mais a competência da dupla William Hanna e Joseph Barbera. Idolatrado por crianças, jovens, adultos e idosos, "Os Flintstones" é uma referência de sucesso.
Após o sucesso inúmeras séries inspiradas na idéia original se seguiram, assim como uma sobre os seus filhos adolescentes Pedrita e Bam-Bam (The Peebles and Bamm-Bamm Show, 1971-1972), e Os Flintstones nos Anos Dourados (The Flintstone Kids, 1986-1988), narrando as aventuras das personagens quando crianças.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...