terça-feira, 24 de julho de 2007

Super Choque

Super Choque (Static Shock) é um desenho animado da DC Comics, seu personagem principal é um adolescente negro chamado Virgil, que vive em uma cidade tranqüila americano chamada Dakota. Até que depois de uma explosão de gases experimentais provocada no cais da cidade - que foi chamada de Big Bang - Dakota se vê cheia de pessoas que respiraram o gás mutagênico e assim ganharam super-poderes. Virgil ganhou poderes elétricos e decidiu tornar-se um Super-Herói, e assim criou o disfarce de Super Choque. O desenho retrata a vida de um garoto negro lidando com a vida, a escola, os preconceitos, as desigualdades sociais e ainda enfrentando vários inimigos com seus super-poderes e uma incrível dose de bom humor para manter a cidade de Dakota em paz. Com a exceção do seu melhor amigo, Ritchie, ninguém sabe que Virgil é o Super Choque, e assim ele tenta manter sua identidade secreta. Mais tarde, Ritchie, descobre que ganhou o poder de uma super inteligência, que se manifestou um tempo depois, inventou equipamentos de alta tecnologia e tornou-se um super-herói, com o nome Gear, para ajudar o Super Choque

O nome completo do Super Choque é Virgil Ovid Hawkins. Este nome foi tirado de dois famosos poetas romanos chamados Virgil e Ovid.
No primeiro episódio, na parte em que Virgil está escolhendo seu uniforme, uma das opções é o uniforme do super-herói Vulcão Negro, do antigo desenho Super Amigos.
A voz original de Trapper/Speedtrapper (Michael Rosenbaum) é o Lex Luthor em Smallville.
O personagem Anansi a Aranha foi inspirado na lenda milenar da aranha feiticeira Anansi da mitologia africana.
Várias celebridades da vida real, como Shaquille O'Neal, A. J. MacLean, Coolio e Lil' Romeo aparecem no desenho, sendo que nos Estados Unidos são dublados pelos próprios.
A dupla Soul Power e Sparky pode ter sido espelhada - ou tratada como sendo uma paródia - fielmente no seriado Batman dos anos 60, sendo que o nome e o estilo musical do Soul Power derivam do gênero música soul bem à moda de Ray Charles, Soul Power é o titulo de uma musica de James Brown, seu visual foi inspirado no Raio Negro, herói negro com poderes elétricos criado nos 70, que ostentava um cabelo black power.
Edwin Alva Jr. também atende pelo nome "Omnifarious", que significa "muitas formas" em latim (omni: muitos; farious: forma).
O vilão meta-humano chamado Hyde, líder da Gangue Maldita, foi inspirado inteiramente em "Mr. Hyde", o maligno alter ego de Dr. Jekyll (personagem principal da célebre obra O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson).
Dos vilões que vieram ao longo da série, quatro deles - Edwin Alva Jr. (Omnifarious), Madelyn Spaulding (Unipsycho), Eddie Felson (Speedwarp) e Karen Roberts (Omnara) - têm um ponto em comum: eles chegaram a descobrir que Virgil Hawkins é o Super-Choque. Porém, nenhum deles ficou muito tempo com tal segredo em mente, cada um teve um final bastante apropriado: Omnifarious virou uma estátua de pedra, Unipsycho levou uma forte descarga elétrica cerebral sofrendo uma bruta amnésia, Speedwarp ficou preso num estado de assincronia temporal e Omnara acabou "desconectada" mentalmente em seus planos de dominar a rede mundial.
O uniforme e a velocidade de Speedwarp (Eddie Felson) o fazem bastante semelhante ao super-herói Flash.
Os episódios "Frozen Out", "Jimmy" e "When The Rubber Meets the Road" (citados acima) são referidos nos Estados Unidos como sendo "os três episódios de moralidade perenial" por seus temas centrais (adolescentes abandonados, armas de fogo em escolas e dislexia, respectivamente) e com isso ganharam em 2003 o prêmio de mesmo nome - "USA Perennial Morality".
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...