terça-feira, 10 de julho de 2007

anna kounrnikova




Anna Sergeyevna Kournikova (em russo: Анна Сергеевна Курникова), tenista russa, nasceu em Moscou no dia 7 de junho de 1981. Aos cinco anos recebeu a primeira raquete de ténis. Esta foi oferecida pelos pais que tiveram de vender a televisão para a comprar. Inicialmente, a idéia dos pais era apenas que fizesse exercício físico. A pequena Anna começou por jogar num clube ao pé de sua casa, ao mesmo tempo que prosseguia os estudos. Mas, aos onze anos mudou-se com a mãe para Flórida, nos EUA, para que pudesse aperfeiçoar-se com um treinador conceituado. Os treinos deram resultado e aos 14 anos venceu a Taça da Federação a convite da Selecção Russa. Kournikova tornou-se na mais jovem tenista de sempre a vencer a competição. Ainda em 1995 venceu o Campeonato da Europa para tenistas até aos 18 anos.
Com 15 anos, a jovem russa estreou no circuito feminino internacional, o WTA, no U.S. Open, onde foi eliminada pela alemã Steffi Graf, na altura a número 1. Mas, mesmo assim, foi considerada a melhor estreante da temporada. No ano seguinte, melhorou as suas prestações e chegou às meias-finais do Torneio de Wimbledon, na Inglaterra, e venceu em Tóquio uma prova na categoria de pares ao lado da norte-americana Monica Seles. Os bons resultados tornaram-se uma constante e chegou finalmente ao top 10 do ranking feminino.
Aos 18 anos venceu pela primeira vez um torneio profissional em Midland, no estado norte-americano do Michigan, assim como alcançou o primeiro triunfo numa prova do Grand Slam (os quatro torneios mais importantes da temporada) ao vencer ao lado da suíça Martina Hingis a variante de pares (duplas) do Open da Austrália. Nessa época, acabou o ano no primeiro lugar do ranking feminino de pares. Em 2000 regressou ao décimo lugar do ranking individual, numa altura em que já era treinada pela mãe, Seus maiores triunfos foram quando jogava em duplas, principalmente com Hingis onde chegaram a ser número 1 do mundo no ranking WTA em 2000.
Paralelamente à carreira desportiva dedicou-se à publicidade, participando como modelo em campanhas para diversas marcas conceituadas e aparecendo na capa de inúmeras revistas, tais atitudes acabaram gerando inúmeras críticas já que nunca ganhou nenhum torneio em simples e usava sua beleza física para se promover facilmente em todo o mundo, aliados a isso e algumas lesões sucessivas forçaram a um fim de carreira repentino no ano de 2003.
Anna Kournikova participou junto com Martina Hingis de um jogo exibição no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, no mês de Novembro de 2000, anos mais tarde retornou para mais uma apresentação no Rio de Janeiro onde jogou em uma quadra contruída na praia
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...