quarta-feira, 6 de junho de 2007

scooby-doo





Um grupo de quatro adolescentes metidos a detetives (Fred, Velma, Daphne e Salsicha) e o cão dinamarquês (da raça Great Dane) chamado Scooby-Doo, viajam num furgão psicodélico chamado Máquina do Mistério, e ajudam a investigar casos misteriosos . Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões. Os detetives juvenis seguem pistas, fogem dos vilões e, muitas vezes, vêem-se perdidos em labirintos, passagens secretas e porões escuros. Dividem-se sempre em dois grupos: Fred e Daphne vão por um lado, enquanto Salsicha e Scooby acompanham Velma, que, apesar da esperteza e inteligência, vive perdendo seus óculos e se metendo nas confusões de Salsicha e Scooby.
A formula dos episódios é sempre a mesma, mas isso não tira o brilho do programa: depois de uma cena de perseguição ou uma seqüência musical, e por meio de algum plano ou idéia mirabolante, os vilões sempre são pegos. Estão sempre mascarados e as verdadeiras identidades são reveladas ao tirarem suas máscaras. Por trás delas há sempre o rosto de algum personagem já conhecido na história. Cada vez que são desmascarados, os vilões sempre dizem: "Eu teria conseguido se por aqueles garotos intrometidos...".Scooby-Doo, Where Are You! teve duas temporadas produzidas entre 1969/71. Devido ao grande sucesso, deu origem a vários outros programas com Scooby ao longo dos anos. De 1972 a 1974, o show voltou com o título "The New Scooby-Doo Movies" (no Brasil, Os Novos Filmes do Scooby), no qual nossos heróis encontram-se com estrelas do mundo pop e outros personagens Hanna-Barbera para solucionar mais mistérios: Os Globetrotters, Sonny e Cher, Don Knotts, Dick Van Dyke, a Família Addams, Batman e Robin, o Gordo e o Magro, Jeannie e Babu, os Três Patetas etc. Quando possível, os próprios astros emprestavam suas vozes à versão desenho.Por uma temporada em 1976, o grupo apareceu no Scooby-Doo/Dynomutt Show, apresentado com outro desenho: Dinamyte, o Bionicão. Juntou-se à trupe de Scooby um primo seu, Scooby-Dão (Scooby-Dum) e a cadela Scooby-Dee.
De 1977 a 1980 Scooby-Doo apareceu em Os Ho-Ho-Límpicos (Scooby´s All Star Laff-A-Lympics), juntamente com vários personagens Hanna-Barbera, divididos em três equipes e disputando competições olímpicas. Scooby-Doo é o representante da equipe dos "Assombrados".

Cartaz do filme
Em 1979, Scooby ganhou um sobrinho: Scooby-Loo (Scrappy-Doo), uma versão menor mas corajosa, tagarela e chata, do cão Scooby-Doo. Scooby, seu sobrinho e seus amigos humanos apareceram ainda em vários segmentos e aventuras por toda a década de 80.
Entre 1988 e 1993 um novo show foi produzido: O Pequeno Scooby-Doo ("A Pup Named Scooby-Doo"). Como estava em voga com outros cartoons na época, os personagens eram mostrados em sua infância, mas sempre às voltas com casos misteriosos.
Cena do filme Scooby-Doo
Em 2002 Hollywood lança a versão em carne e osso do desenho Hanna-Barbera, com o cachorro Scooby-Doo totalmente criado por computador. O filme "Scooby-Doo", dirigido por Raja Gosnell e produzido por Charles Roven, tem no elenco Matthew Lillard (Salsicha), Freddy Prinze Jr. (Fred), Sarah Michelle "Buffy" Gellar (Daphne), Linda Cardellini (Velma) e Rowan "Mr. Bean" Atkinson (Mondavarious, o vilão da história).
Em outubro de 2003, foi lançado Que Há de Novo, Scooby? (What's New Scooby Doo?). São episódios inéditos do cachorro medroso e sua trupe. A grande novidade fica por conta da Internet. A partir de agora, a agência de investigação conta com o apoio da web para solucionar os misteriosos casos, por meio de um lap top.
O Que Há de Novo, Scooby?
Mesmo com o advento do computador nos novos episódios de 2003, é interessante notar que apesar dos personagens atravessarem décadas solucionando casos misteriosos, perseguindo ou correndo de fantasmas, eles nunca se tornaram adultos ou tiveram seu figurino alterado, apesar das mudanças de moda ou dos tempos. Sempre o mesmo visual anos 60, de mini-saias, lenços no pescoço e cabelos "a la Beatles".






a criação


Quando gravou a canção "Strangers in the Night", Frank Sinatra não podia imaginar que ela inspiraria o nome da mais longa série de desenho animado da história da televisão. O nome de Scooby-Doo vem de um trecho da música em que Sinatra canta "dooby dooby doo
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...