sábado, 30 de junho de 2007

Hanna-barbera


Hanna-Barbera foi uma empresa criada pela dupla de cartunistas - William Hanna e Joseph Barbera.Eles se conheceram em 1937,pobres em dinheiro mais com uma grande imaginação e um dom impresionante em seus trabalhos fizeram o desenho,os 4 fantásticos,que com sua venda para sua futuro adiversaria Warner Bros criaram os estúdios Hanna-Barbera productions,onde criaram alguns dos melhores desenhos animados de todos os tempos.O primeiro projeto de animação feito pelos dois foi o desenho feito no novo estúdio nâo foi nada menos que a popularíssima série Tom e Jerry(criada em 1944).No ínico a série era vista apenas em revistas em quadrinhos mais com a vinda da televisão a série foi um grande sucesso sendo o recorrde de audiência dos anos 50 na TV americana e o maior recorde de bilheteria dos anos 60 e 70 com seu filme.Em 1961 a dupla fez seu segundo desenho,outro mega sucesso que está até os dias de hoje,Scooby-Doo,no ano seguinte foram feitos mais megas sucessos,Os Flinstones seguido dos famosos Pepe Legal,Jetsons,e com o sucesso de Zé Colmeia em 1970 a Hanna-Barbera superava a Warner Bros,e não parava por ai,os cartunistas continuariam a fazer os melhores desenhos animados até 1989,com o último sucesso:Corrida Maluca e em 1995 a dupla queria fazer seu mega trunfo com todos os personagens preferidos da Hanna-Barbera e fizeram o famoso Hô Hô Olímpicos(Sem o estúdio,vendido 2 anos antes). Até que em 1993 o monopolio Hanna-Barbera acabou,Os estúdios da Hanna-Barbera foram, na década de 90 comprados pela Turner Enterprises, conglomerado de comunicação do empresário Ted Turner — que inclui os canais de tevê por assinatura CNN, TNT e Cartoon Network — e o nome "HB" hoje é usado apenas nas produções anteriores à compra. As produções posteriores passaram a receber o rótulo "Cartoon Network Studios" (fonte: revista Superinteressante Especial, série 100 Perguntas -- Desenhos da Hanna-Barbera).
Anos mais tarde, as empresas Turner foram adquiridas por outro conglomerado de comunicação, o "Time-Warner", e a ex-Hanna-Barbera foi junto na transação. Muitos criticam tal aquisição como danosa à concorrência nos meios de entretenimento e jornalismo, já que ambas as empresas possuíam seus próprios departamentos de reportagens, filmes, séries de televisão e desenhos animados. Nesse último ponto, ainda não está claro o impacto que isto terá na qualidade das produções, já que a Hanna-Barbera e a Warner Bros. eram rivais ferrenhas na disputa pelos espectadores de desenhos.
Quando William Hanna morreu em 2001, o estúdio Hanna-Barbera foi adquirido pela Warner Bros. Animation, e transformado no Cartoon Network Studios.
Em 18 de dezembro 2006 faleceu, com 95 anos, Joseph Barbera, por causas naturais
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...